O espetáculo teatral LABIRINTHOS aborda o mito do Minotauro, com dramaturgia inédita do premiado escritor João Anzanello Carrascoza, a partir dos fragmentos de duas tragédias perdidas de Eurípedes (Kretes e Theseus) que são pela 1a vez traduzidas e encenadas no Brasil.
A paisagem sonora de LABIRINTHOS é realizada ao vivo pelo elenco (com cantos em grego, instrumentos de percussão, violino e orquestra de aquários musicais); e o espetáculo conta com uma cenografia de painéis espelhados que transforma o espaço de cena.
LABIRINTHOS fez temporada no TUSP (Teatro da USP), apresentações nos Teatros Distritais Paulo Eiró, Alfredo Mesquita e Arthur Azevedo, e foi convidado da Virada Cultural SP 2023.
“O rei está morto!
Ao disputar o trono de Creta, Minos pede a Poseidon, deus dos mares, que envie um sinal de confirmação ao povo: um animal vindo do mar que deverá ser sacrificado em agradecimento. O deus atende ao pedido e faz surgir um touro branco do oceano. Minos assume o poder, mas não cumpre a promessa: não realiza o sacrifício necessário. Furioso, Poseidon lança um castigo sobre o mortal: faz com que sua
esposa, Pasífae, enlouqueça, se apaixone pelo touro e engravide do animal. Nasce, então, o Minotauro – criatura com cabeça de touro e corpo de homem – que ao ser encarcerado em um labirinto, passa a ser usado como instrumento de terror pelo rei Minos.
Um mito em que as personagens são movidas por seus desejos e suas sombras. Uma narrativa sobre a passagem do poder – da Velha para Nova Ordem.”